O Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB) tem sido definido como o grande evento articulador e interlocutor entre os sistemas estaduais e nacional de recursos hídricos. Esse evento além de possibilitar o intercâmbio de experiências, foi apontado por seus integrantes como uma ferramenta de fortalecimento em defesa da autonomia dos comitês de bacias estaduais. Ele tem sido o catalisador de discussões que visam à implementação de uma política nacional com base na legislação e nos discursos de gestão integrada, descentralizada e participativa para o setor, frente à Agência Nacional das Águas (ANA).
Dentre os vários temas que tem sido discutido nesse Encontro podem ser citados:
Esse Encontro tem possibilitado também discussões técnicas sobre a natureza jurídica, o papel político e as competências do Comitê, objetivando o fortalecimento das relações entre os componentes dos Sistemas de Gestão dos Recursos Hídricos, em uma ação conjunta e articulada.
Dessa forma, essa atividade tem por objetivo garantir a participação de representantes do Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS) no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas.
No retorno do evento os participantes deverão entregar relatório elaborado a partir de suas experiências no ENCOB. Os candidatos deverão se comprometer a apresentar para os demais membros do Comitê um relato das discussões realizadas no ENCOB em um encontro organizado pelo CBH-PS juntamente com o IPABHi para esse fim.
As metas previstas nesta atividade são:
Os simpósios da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) têm sido um local privilegiado de encontro da comunidade de recursos hídricos. Estes encontros têm possibilitado ao Brasil formular o modelo brasileiro de gestão dos recursos hídricos com base nos anais que documentam o estado da arte do conhecimento sobre a água, na rica troca de experiências profissionais nas seções técnicas, e corredores do evento, oferecendo desta forma um momento especial para a ABRH.
O slogan básico dos recursos hídricos: “água, tanta, tão pouca, tão suja e tão cara" tem se reafirmado nos recentes e severos eventos de cheias e secas, na deterioração crônica da qualidade de água em diversos rios e nos problemas de acesso à água de diversas populações humanas notadamente as rurais. Esta problemática se dá em ambiente de crescente complexidade e incerteza associadas a fatores tais como, o clima em sua variabilidade natural e mudança antrópica, a economia globalizada e suas crises, a resiliência dos ecossistemas e a dinâmica política-jurídico-institucional dos sistemas de gestão dos recursos hídricos. A complexidade exige conhecimento e a incerteza exige gestão de riscos. A sustentabilidade dos recursos hídricos exige adequado tratamento da complexidade e incerteza.
Dessa forma, essa atividade tem por objetivo garantir a participação de representantes do Comitê das Bacias Hidrográficas do Paraíba do Sul (CBH-PS) no Simpósio Brasileiro de Recursos hídricos.
As metas previstas nesta atividade são:
www.ipabhi.org